Buscar
  • diegosampabahia

Qual vacina está faltando?

No momento de inspiração para a escrita deste texto, os veículos de comunicação noticiam que o mundo aplicou 3,42 bilhões de vacinas, há 940 milhões de pessoas vacinadas e que 12,1% da população mundial está totalmente imunizada com uma ou duas doses (a depender do fabricante). O Brasil aplicou 113 milhões de doses, com 29,9 milhões de pessoas vacinadas, o que representa 14,2% da população imunizada. 


A passos lentos, mas agora contínuos, parece que estamos chegando ao tão sonhado status de 70% da população vacinada. Os desafios para isso são inúmeros, mas a vontade de chegar lá é gigantesca.


Quem ainda não se deparou com uma postagem de um familiar, amigo ou conhecido apresentando com orgulho sua carteirinha verde de vacinação? 

Tenho outra pergunta: quem não presenciou ou ouvir falar de aglomerações, ausência do uso de máscara no rosto ou até mesmo da falta de estrutura e de material de higiene nas comunidades? 


Diante destes questionamentos eu me pergunto: qual vacina está faltando? A mim parece que estão extintas as fábricas para produção de bom-senso, respeito, reciprocidade e outras atitudes extremamente necessárias para a corrida rumo a um “novo normal que se sustente”. 


Sentimos que o poder público, as empresas e a própria sociedade civil estão “jogando a toalha”. Em 2020 a solidariedade estava aflorando, virando até campanha publicitária; em 2021 percebo uma temperatura mais amena no que diz respeito à filantropia. Só que, infelizmente, o cenário ainda é de guerra: desemprego, hospitais cheios, pessoas com fome, crianças fora da escola, violência aumentando. Tudo isso só nos afirma que precisamos nos vacinar não só contra a Covid-19, vacinar sobretudo contra nossa falta de humanidade. 

Das ótimas ideias que circulam por aí, reúno seis abaixo para nos motivarmos:


  1. Ajude os trabalhadores autônomos 


  2. Faça compras para seu vizinho do grupo de risco


  3. Ofereça aulas on-line de alguma habilidade sua


  4. Apoie um banco de alimentos


  5. Adote um idoso que mora sozinho 


  6. Encontros online com amigos e familiares 


Lembrem-se: só estaremos seguros quando 70% da população estiver imunizada. Até chegarmos lá, vamos lembrar das demais vacinas!


0 visualização0 comentário